Com um perfil nutricional invejável, a aveia é considerada por muitos um superalimento. É um dos cereais com maior teor de proteína, o que ajuda na manutenção da saciedade e no aumento de volume muscular. É, por isso, recomendada a quem pratica exercício físico. Pelo seu teor de fibra, tem um papel fundamental na regulação do trânsito intestinal e na prevenção de doenças cardiovasculares, contribuindo para reduzir os níveis de colesterol e para o controlo da diabetes.

Benefícios nutricionais

A aveia contém uma poderosa fibra solúvel, designada beta glucano, que se dissolve parcialmente na água e forma uma solução espessa. Atrasa, assim, a absorção de glicose e dificulta a absorção do colesterol total e do mau colesterol (LDL). Além disso, esta fibra aumenta o crescimento de bactérias benéficas e reduz as bactérias nocivas no intestino, reforçando assim o sistema imunitário.

Pelo seu conteúdo em fibra e proteína, a aveia apresenta um baixo índice glicémico. Os hidratos de carbono de absorção lenta – promovem uma libertação prolongada da energia – favorecem a estabilidade dos níveis da glicemia durante mais tempo. Assim, é também um ótimo cereal para ser utilizado em planos de perda de peso e ajudar no combate à obesidade.

Este não é um alimento de baixo valor calórico, mas pelas propriedades descritas, atrasa o esvaziamento gástrico. Ao prolongar a sensação de saciedade, faz com que se tenha fome mais tarde. Sem açúcares simples adicionados e com gordura insaturada, é uma excelente opção para refeições mais saudáveis.

Composição nutricional da aveia

Flocos de aveiaPor 100g
Energia (Kcal)366 Kcal
Proteína13,5 g
Lípidos (Gordura)5,8 g
Dos quais monoinsaturados3,5 g
Hidratos de Carbono61,7 g
Fibra6,7 g
Minerais
Potássio350 mg
Fósforo220 mg
Magnésio120 mg
Fonte: Tabela de composição dos alimentos – INSA

Aveia e bexiga hiperativa

A composição nutricional da aveia torna-a imprescindível para uma alimentação saudável e equilibrada. A sua ótima combinação de fibras solúveis e insolúveis ajuda ao funcionamento do trânsito intestinal e reduz a obstipação e o risco de maior pressão sobre a bexiga. Além disso, os betaglucanos são um tipo de fibra com elevada capacidade de reter água. Sabe-se que atuam ao nível intestinal e utilizam a água em excesso para formar um gel, o que reduz a acumulação de líquidos na bexiga. Por outro lado, ao ajudar a tonificar e aumentar a resistência dos músculos, o conteúdo em proteína também pode ser benéfico.


Como preparar?  

A aveia pode ser utilizada diariamente na alimentação em vários e diferentes contextos. De fácil acesso, é um cereal barato que pode ser encontrado em farinha, farelo ou em flocos. A farinha de aveia pode ser utilizada em batidos de fruta, em panquecas ou mesmo em pão. Os flocos podem ser transformados em papas de aveia ou ser adicionados ao iogurte.


Snack saudável de aveia e banana

Ingredientes

  • 4 C. de sopa de flocos de aveia
  • 1 Banana
  • 1 Ovo
  • Canela a gosto

Envolva tudo, coloque em forminhas e leve ao forno durante 10 minutos