Melhora a saúde cardiovascular e fortalece a musculatura e os ossos. Ajuda a controlar o peso, aumenta a auto-estima e reduz a pressão arterial e o colesterol. Correr – mesmo durante 5 a 10 minutos por dia e a uma velocidade inferior a 10 km/h – contribui para o bem-estar e aumenta a esperança de vida, garante um estudo publicado pelo American College of Cardiology. Mas se é verdade que a corrida traz inúmeros benefícios, também importa ter em conta os riscos associados.

Se tiver lesões graves na coluna, por exemplo, correr não é recomendado. Se sofre de bexiga hiperativa, deverá aconselhar-se com um profissional de saúde especializado. É que a corrida aumenta a pressão na região pélvica, o que pode dificultar a retenção de urina e aumentar o risco de prolapso. Mesmo que tenha indicação para correr, poderá ter de adequar, por exemplo, a intensidade da corrida e o tipo de terreno. Tudo dependerá da avaliação da sua condição física e de saúde.

No entanto, qualquer pessoa deve ter em conta o risco de lesão, salienta o personal trainer Hugo Vieira Pereira. Praticar a modalidade de forma exaustiva, sem as devidas precauções, aumenta o risco de tendinite, distensão muscular, entorse e fratura causadas por stress, entre outros problemas. “É fundamental prepararmo-nos para que a corrida não se torne prejudicial”, sublinha o especialista.

Correr protegendo a saúde

Para que a corrida não seja prejudicial à saúde, siga as recomendações de Hugo Vieira Pereira:

  • Prepare-se bem

“O impacto causado pela corrida atinge as pernas, tornozelos, ancas e coluna”, explica o especialista. “Uma corrida de cinco mil passadas provoca 2.500 impactos em cada perna, o equivalente a fazer 2.500 microagachamentos.” Por isso, Hugo Vieira Pereira recomenda que se complemente a corrida com exercícios que favoreçam a mobilidade dos pés e tornozelos e a estabilização da anca e do tronco. “Os exercícios de Kegel são uma boa opção. Aulas de ginásio que impliquem tonificação da musculatura também”, sugere.

  • Escolha calçado e roupa apropriada 

Antes de começar a correr, certifique-se de que tem um equipamento adequado. Os ténis devem ser leves, arejados, flexíveis e ter bom amortecimento para minimizar o impacto. A roupa também deve ser confortável: nem muito larga, nem muito justa, de modo a não causa fricção. “Recorra a uma loja de qualidade para saber quais são os mais indicados para si”, aconselha o personal trainer.

  • Respeite o seu corpo

Durante a corrida, esteja atento aos sinais do organismo. “Não insista: se sentir dor e se estiver muito cansado, pare”, recomenda o especialista. “Se não estiver habituado a praticar exercício físico com regularidade, não tente correr durante muito tempo nem a um ritmo acelerado”. Se o fizer, poderá magoar-se e, a longo prazo, sentir-se-á desmotivado e tenderá a desistir da modalidade.

  • Faça alongamentos

Antes e depois da corrida, não se esqueça de alongar os principais músculos do seu corpo, incluindo pernas, virilhas, tronco e braços. Os alongamentos promovem a flexibilidade dos músculos, preparando-os para a atividade física e eliminando a tensão, depois da sua prática. Muitas lesões ocorrem porque os corredores descuram esta etapa.

  • Descanse e alimente-se bem 

Se costuma inscrever-se em maratonas e outras provas de corrida, descanse, durma bem e tenha uma alimentação cuidada, com especial dedicação na semana anterior. “Muitas pessoas querem preparar-se na véspera, o que pode acarretar não só o insucesso da prova, mas também lesões e uma sensação extrema de cansaço.”

 

Tome nota

Se sofre de bexiga hiperativa, os exercícios pélvicos podem ajudá-lo a reduzir as fugas de urina e preencher um diário miccional orienta-o na escolha do horário mais adequado para correr.