“É como a incontinência urinária: até há pouco tempo não se falava do tema. Muitas mulheres iam ao ginecologista e a resposta que obtinham era ‘é mesmo assim, é a bexiga descaída, é da idade. Como é uma questão de qualidade de vida, era desvalorizada’”, compara José Dias, urologista, referindo-se à síndrome da bexiga hiperativa. Embora seja um problema “muito frequente, sobretudo a partir da meia-idade, que afeta mais as mulheres, mas também os homens”, o diagnóstico e tratamento adequados deparam-se com uma dificuldade: “As pessoas habitualmente desvalorizam os sintomas de bexiga hiperativa”, refere o especialista.

Quem tem sintomas de bexiga hiperativa tende a sentir vergonha e a isolar-se. Além da vida social, o impacto pode estender-se ao trabalho, à prática de exercício físico e até ao sono, refere a Urology Care Foundation, a fundação da Associação Americana de Urologia. A boa notícia é que “quer com medicamentos, quer com outras técnicas, há tratamentos que permitem melhorar a qualidade de vida, eliminando ou controlando os sintomas”, afirma José Dias. Para um tratamento adequado, é essencial que quem é afetado peça ajuda médica. Fique atento aos sintomas:

1 Urgência

A vontade repentina e dificilmente controlável de ir à casa de banho é o sintoma mais comum de bexiga hiperativa. Pode ocorrer com ou sem incontinência (perda involuntária de urina). A urgência pode ocorrer mesmo se as pessoas esvaziaram a bexiga há pouco tempo e não beberam quaisquer líquidos.

2 Frequência

Ir à casa de banho mais de oito vezes por dia é um dos sinais de alerta. Há quem sinta que não esvazia totalmente a bexiga e quem, apesar de a sentir cheia, acabe por libertar poucas gotas de cada vez. Os especialistas aconselham a que se faça um registo dos episódios miccionais, ou seja, anotar todas as ocasiões em que urina.

3 Noctúria

A maioria da população consegue dormir 6 a 8 horas seguidas sem necessidade de ir à casa de banho. Se não for esse o caso – e tiver de acordar várias vezes para urinar – pode sofrer de bexiga hiperativa. A noctúria pode ter consequências graves na vida diária, uma vez que perturba o sono.

4 Incontinência por urgência

Em alguns casos, a bexiga hiperativa causa incontinência urinária. A necessidade de ir à casa de banho é tão repentina que pode gerar perdas involuntárias de urina. Em muitos casos, os pensos absorventes não são suficientes e é preciso mudar de roupa com frequência.

Se tem algum destes sintomas, não hesite em falar com seu médico de família. Este é o profissional indicado para o aconselhar, fazer o diagnóstico clínico e, se for o caso, pedir exames e encaminhar para um médico de especialidade.

 

12%

Proporção da população ocidental que se estima que sofra de bexiga hiperativa, refere um estudo apoiado pela Associação Portuguesa de Urologia.


A bexiga hiperativa é…

Um conjunto de sintomas que podem ter causas muito variadas, daí ser indispensável o diagnóstico médico adequado.

 

URO/2017/0035/PTf, Jul18

 

URO/2017/0035/PTf, Jul18