fbpx

Mais vistos

Como surge

Tipos de incontinência

Quais as causas

Como surge

A incontinência de esforço consiste em perdas acidentais de urina durante a prática de uma atividade ou esforço físico, tal como:

  • Tossir, rir ou espirrar
  • Praticar exercício, particularmente saltar
  • Levantar objetos
  • Em casos graves, sair da cama, andar ou ficar de pé

É bastante diferente da incontinência por urgência, que é a perda não intencional de urina causada pela contração do músculo da bexiga, geralmente associada a uma sensação de urgência (vontade súbita e repentina de urinar).

Tipos de incontinência

Os principais tipos de incontinência urinária são a incontinência de esforço e a de urgência. 

Incontinência de urgência

Na incontinência de urgência, as perdas de urina estão associadas a uma vontade súbita e intensa de urinar. Nestas situações, o músculo da bexiga (detrusor) contrai-se demasiado cedo e não se consegue controlar a saída de urina pela uretra.

Incontinência de esforço

A incontinência de esforço é a forma mais comum de incontinência. As perdas de urina ocorrem na sequência de uma atividade ou esforço físico, em ações tão simples como saltar, espirrar, tossir, rir ou levantar objetos pesados. Em casos mais graves, a perda pode acontecer ao levantar-se de uma cadeira, ao sair da cama ou durante uma caminhada.

Quais as causas

A diferentes tipos de incontinência correspondem diferentes fatores na sua origem:

Incontinência de urgência

A incontinência por urgência pode ter origem num leque abrangente de situações. Na ausência de outras causas identificáveis, o diagnóstico pode ser de síndrome de bexiga hiperativa.

Incontinência de esforço

Na incontinência de esforço há um enfraquecimento dos músculos da zona pélvica, que sustentam a bexiga e a uretra. Este fenómeno é, até certo ponto, uma consequência natural do envelhecimento, mas há vários fatores que contribuem para o agravar. Por exemplo, o excesso de peso e a obesidade são fatores de risco.

Aviso de saída do website

Será direcionado para um website onde a nossa política de privacidade não se aplica. Será o único responsável pela utilização do website de destino.