O que é o diário miccional
O diário pode ser uma ajuda, para si e para o seu médico, uma vez que vai permitir verificar a frequência das idas à casa de banho e o intervalo entre micções. Com esta informação, poderá aumentar gradualmente o tempo entre as idas à casa de banho.
Por exemplo, se verificar que urina de hora a hora, tente aguentar mais 15 minutos da próxima vez que tiver vontade. Pode distrair-se, enquanto espera, executando tarefas que sejam mentalmente (não fisicamente) desafiantes, tais como contar de trás para a frente de 100 a zero, ler, praticar técnicas de relaxamento tais como inspiração profunda, ou ter pensamentos positivos como, por exemplo ‘Eu consigo controlar a minha bexiga’.
Depois de dominar o controlo da bexiga, conseguindo chegar a tempo à casa de banho, pode começar a utilizar os exercícios para aumentar o intervalo de tempo entre as suas idas à casa de banho. Isto envolve aumentar lentamente o tempo entre micções.
Como preencher
Um diário miccional é bastante semelhante a um diário normal; é um meio através do qual pode registar as suas experiências diárias. Neste caso, o diário ajuda a monitorizar o modo de funcionamento da sua bexiga, registando a seguinte informação:
- A quantidade de bebidas que ingere
- Os tipos de líquidos que ingere
- Quando e com que frequência urina durante o dia e a noite
- O intervalo de tempo entre as idas à casa de banho
- Os episódios de vontade intensa de urinar
- A quantidade de urina que a bexiga consegue reter
Preencha o diário miccional da forma mais precisa possível ao longo de três dias consecutivos. O diário está dividido em períodos de 24 horas. Anote sempre que ingerir uma bebida, incluindo uma breve descrição da mesma e da quantidade consumida.
Escreva o número de idas à casa de banho ao longo de cada hora, e se a vontade de urinar sentida era ‘forte’ ou ‘ligeira’. Caso tenha tido uma perda acidental de urina, anote-a também no seu diário.
Poderá ser útil preencher novamente o diário se iniciar a toma de medicação ou outro tratamento, para poder monitorizar os progressos e resultados.
Partilhe com o seu médico
Continue a preencher o seu diário miccional de modo a poder acompanhar os seus progressos. O seu médico poderá aconselhar a combinar exercícios pélvicos com técnicas de treino da bexiga. Estes procedimentos demonstraram ser muito eficazes no tratamento dos sintomas de bexiga hiperativa.