O que deve comer e beber
Algumas pessoas procuram beber menos para reduzir os sintomas de bexiga hiperativa. No entanto, isto pode tornar a urina concentrada, irritar a bexiga e causar obstipação. A quantidade diária de líquidos necessária depende do grau de transpiração (consoante o calor ou as atividades realizadas). A maioria das pessoas deverá beber 4 a 6 copos de líquidos por dia. Pelo menos metade dos líquidos deverá ser água.
Alguns tipos de alimentos e bebidas podem irritar a bexiga e contribuir para a incontinência. Procure evitá-los durante 3-5 dias. Se os sintomas melhorarem, evite-os o máximo possível.
Alimentos a evitar
- Chá
- Café
- Bebidas alcoólicas
- Refrigerantes
- Bebidas à base de citrinos (p.ex. sumo de laranja)
- Tomate e alimentos à base de tomate
- Alimentos condimentados
- Chocolate
- Adoçantes artificiais
Alimentos recomendados
- Sumo de arando ou de ameixa seca
- Ameixas
- Bolachas Cracker sem sal
- Bolachas de aveia, sem chocolate
- Rebuçados duros
- Gelatina
- Bebidas descafeinadas
- Queijo
- Cereais
Vigie o seu peso
Se tiver peso a mais, a perda de peso pode melhorar os sintomas de bexiga hiperativa. Procure fazer exercício regularmente e manter uma alimentação saudável. O excesso de peso está, também, relacionado com um maior risco de incontinência urinária.
Mantenha o intestino saudável
A atividade intestinal normal é definida como sendo algo fácil, não doloroso, pelo menos uma vez por dia. Evite fazer força excessiva para evacuar, ingira fibras, uma quantidade adequada de líquidos e faça exercício para manter o intestino a funcionar regularmente.
Consulte o médico
Deve procurar ajuda junto do seu médico de família ou de um especialista de ginecologia ou urologia para fazer o diagnóstico do seu caso. Além de todos os conselhos para uma vida mais ajustada ao seu diagnóstico, o médico pode escolher a medicação certa para combater e aliviar os sintomas de bexiga hiperativa.