A urofluxometria é um exame que avalia o fluxo urinário e o volume de urina expelida. “É indicado para investigar ou excluir problemas relacionados com o esvaziamento da bexiga, como os originados por hiperplasia benigna da próstata ou disfunção do pavimento pélvico”, explica o urologista Ricardo Pereira e Silva. Em causa podem estar, por exemplo, sintomas como o enfraquecimento do jacto urinário, dor ao urinar ou o aumento da frequência das micções diurnas e nocturnas.

“Em situações em que os sintomas estão principalmente relacionados com o armazenamento da urina (como na bexiga hiperativa com ou sem incontinência urinária associada, por exemplo), a urofluxometria também pode desempenhar um papel fundamental na decisão acerca do tratamento ou na exclusão de complicações relacionadas com o tratamento”, acrescenta o especialista.

Na prática como se faz uma urofluxometria?

Durante o exame, o doente – de pé (numa espécie de urinol) ou sentado (numa sanita especial) – urina para um copo colector que está assente numa balança específica e que mede a quantidade de urina expelida por segundo, explica o médico. É indolor e não requer qualquer tipo de anestesia. “Equivale a uma ida à casa de banho.”

No final, o equipamento apresenta um gráfico correspondente aos dados recolhidos. “Depois, faz-se ainda uma ecografia para medir o resíduo pós-miccional, ou seja, o volume de urina que possa ter permanecido no interior da bexiga, sinal de esvaziamento incompleto,” diz o especialista, sublinhando que é um exame muito rápido (demora um a dois minutos).

Que tipo de preparação exige?

É fundamental interromper qualquer medicação que possa alterar o resultado da urofluxometria – converse com o seu médico sobre o tema. De resto, basta ter a bexiga cheia para que o doente tenha vontade de urinar. Por isso, é importante não ir à casa de banho duas horas antes e ingerir água, chá ou outras bebidas durante esse período. Dada a simplicidade do procedimento, não implica quaisquer cuidados especiais após o exame.

 

URO_2020_0019_PT, FEV20